segunda-feira, 22 de abril de 2013

Kaizen


Definição: é uma palavra de origem japonesa, com iniciação em meados dos anos 50, tendo como significado “estratégia de aprimoramento contínuo” dentro das empresas.
Objetivo: é a busca constante da melhoria continua através do aperfeiçoamento das pessoas que formam a produção fabril da organização.
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Envolvimento Kaizen: trata-se de uma pratica que envolve as pessoas estando diretamente voltada ao comportamento humano. No sistema Kaizen, parte-se do principio de que nenhuma atividade terá sucesso se o seu executor não estiver preparando para a respectiva execução.
A maior virtude desta ferramenta Kaizen, quando aplicado no sistema de gestão de uma empresa, é o reconhecimento de todos de que, qualquer empresa tem problemas (falhas) e que o aprimoramento contínuo das pessoas é justamente a procura incontinente dos problemas, tentando prever tais falhas antes que elas efetivamente ocorram.
Política de Inclusão Kaizen: é a formação de uma mentalidade pró ativa, onde todos se conscientizam livremente de que todos têm dificuldades e deficiências e que qualquer um é suscetível de falhas. Com isso todos (em grupo) deverão reunir esforços em prol de atividades de aprimoramento contínuo e frequente.


Princípios Básicos do Kaizen

·         Todos têm problemas;
·         A procura pela mudança é sinal da busca pelo aprimoramento;
·         Cooperação mútua no trabalho (atividade em grupo);
·         Manutenção e melhoria de padrões existentes e pré-definidos;
·         A procura constante por eventuais problemas, antes mesmo do seu surgimento (é a antecipação aos fatos);
·         Treinamento frequente e constante (é a melhor maneira de aparar Kaizen nas empresas).

Importante: a acomodação e o ostracismo são os maiores inimigos da prática do Kaizen nas atividades corriqueiras de uma empresa.

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