Definição: é
uma palavra de origem japonesa, com iniciação em meados dos anos 50, tendo como
significado “estratégia de aprimoramento contínuo” dentro das empresas.
Objetivo: é a
busca constante da melhoria continua através do aperfeiçoamento das pessoas que
formam a produção fabril da organização.
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Envolvimento
Kaizen: trata-se de uma pratica que envolve as pessoas estando
diretamente voltada ao comportamento humano. No sistema Kaizen, parte-se do
principio de que nenhuma atividade terá sucesso se o seu executor não estiver
preparando para a respectiva execução.
A maior virtude desta ferramenta Kaizen,
quando aplicado no sistema de gestão de uma empresa, é o reconhecimento de todos
de que, qualquer empresa tem problemas (falhas) e que o aprimoramento contínuo
das pessoas é justamente a procura incontinente dos problemas, tentando prever
tais falhas antes que elas efetivamente ocorram.
Política
de Inclusão Kaizen: é a formação de uma mentalidade pró ativa,
onde todos se conscientizam livremente de que todos têm dificuldades e
deficiências e que qualquer um é suscetível de falhas. Com isso todos (em
grupo) deverão reunir esforços em prol de atividades de aprimoramento contínuo
e frequente.
Princípios
Básicos do Kaizen
·
Todos têm problemas;
·
A procura pela mudança é sinal da busca pelo
aprimoramento;
·
Cooperação mútua no trabalho (atividade em
grupo);
·
Manutenção e melhoria de padrões existentes e
pré-definidos;
·
A procura constante por eventuais problemas,
antes mesmo do seu surgimento (é a antecipação aos fatos);
·
Treinamento frequente e constante (é a melhor
maneira de aparar Kaizen nas empresas).
Importante: a
acomodação e o ostracismo são os maiores inimigos da prática do Kaizen nas
atividades corriqueiras de uma empresa.
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