segunda-feira, 15 de abril de 2013

Workaholic


Workaholic é uma expressão americana que teve origem na palavra alcoholic (alcoólatra). Serve para designar uma pessoa viciada, não em álcool, mas em trabalho.

blog.gnetwork.com.br
As pessoas viciadas em trabalho sempre existiram, no entanto, esta ultima década acentuou sua existência motivada pela competição, vaidade, ganancia, necessidade de sobrevivência ou ainda alguma necessidade pessoal de provar algo a alguém ou a si mesmo.
Como resultado da influencia de uma pessoa viciada em trabalho pode-se perceber geralmente alguns fatos interessantes: o primeiro deles é que este tipo de pessoa geralmente não consegue se desligar do trabalho mesmo fora dele, acaba por deixar de lado seu parceiro (a), filhos, pais, amigos, aliás, os melhores amigos passam a ser aqueles que de alguma forma tem ligação com seu trabalho.
De outro lado este tipo de pessoa sofre por trazer para si uma qualidade de vida muito ruim, pois as pressões do dia a dia e a auto cobrança exagerada fazem com que este tipo de profissionais tenha insônia, surtos de mau-humor, impotência, atitudes agressivas em situações de pressão ou desconformidade (com os resultados que ele esperava) e pode chegar a causar depressão, entre outros efeitos danosos.
Mas uma das mais severas consequências é o medo de fracassar. Este medo condiciona e impulsiona o viciado a estar tentando sempre mais cada vez mais forte e mais concentrado na busca por resultados. A palavra fracasso causa arrepios neste profissional.

Conheça Alguns Comportamentos de Quem é ou Pode se Tornar Workaholic

O Ultradetalhista: é a pessoa que quer ou faz tudo perfeitinho, nos mínimos detalhes, ou não faz nada. Quando começa uma tarefa, ela a leva ate o limite da exaustão.
O Degustador: ele fica curtindo um serviço ate não poder mais, como um alcoólatra faz com a bebida. No fundo, a pessoa é insegura e teme nunca ter feito o trabalho suficientemente bem.
O Incansável: quer tudo pra ontem e precisa de prazos apertados pra se motivar. Assume muitas responsabilidades, mas não sabe estabelecer prioridades. Acaba cometendo erros por distração.
O Herói: é o maluco que deixa uma crise se estabelecer no escritório porque assim ele tem uma oportunidade de dar uma de herói. Normalmente é controlador e trabalha mal em equipe.
O Hiperativo: ele vive atolado de trabalho. É o sujeito que se sente na obrigação de aparecer com um novo projeto matador toda semana, mas nunca conclui nada.
Trabalhar duro faz parte da vida. Ser viciado em trabalho não. O ideal é encontrar o limite entre a dedicação saudável e a obsessão.



Trabalhar Duro é
Ser Workaholic é
Ver o trabalho como necessidade
Usar o trabalho para fugir de questões pessoais ou de sentimentos
Tentar estabelecer limites nas tarefas
Preencher a vida pessoal com o trabalho
Sofrer por não estar com a família
Marcar e cancelar compromissos desapontando amigos e familiares
Detestar tarefas impossíveis de serem cumpridas
Ficar alvoroçado para receber novas missões impossíveis
Desligar a chavinha do trabalho quando deixar a empresa
Ficar pensando em trabalho durante os momentos de lazer





Nenhum comentário:

Postar um comentário